9 verdades e 1 mentira sobre o Fórum de Marketing Digital Florianópolis 2017

Estamos aqui para listar 9 verdades e 1 mentira sobre o Fórum de Marketing Digital Florianópolis 2017. Prepare-se para conferir tudo que rolou nesse evento sensacional, que teve apoio da Mentes Digitais.  

  • Ah, será que você vai adivinhar a mentirinha no texto? Muita atenção e não esqueça de comentar! 

1. E-mail Marketing: os profissionais da área conhecem as boas práticas, mas não exercem. 

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De acordo com a pesquisa inédita promovida pelo Digitalks e Opinion Box, grande parte dos profissionais de Marketing Digital no Brasil, apesar de conhecerem algumas boas práticas de E-mail Marketing, não praticam de fato em sua rotina de trabalho. Felipe Schepers da Opinion Box, apresentou um checklist com as principais dificuldades apresentadas.

 

  • 46% dos profissionais entrevistados alegaram que a falta de orçamento é um dos maiores impeditivos para aplicar melhorias em suas estratégias ou investir em ferramentas modernas de E-mail Marketing;
  • 26% informaram que não dispõe de ferramentas de automação para adotar as boas práticas em campanhas de E-mail Marketing;
  • 22% dos profissionais informaram que não possuem autonomia para adotar algumas boas práticas em suas campanhas de E-mail Marketing;
  • 14% revelaram não possuir conhecimento das boas práticas;
  • Apenas 7% dos profissionais entrevistados não conhecem as boas práticas e por isso não praticam.

 

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Rodrigo de Almeida da Dinamize complementou o debate falando sobre a importância do engajamento da base de contatos nas campanhas de E-mail Marketing e como essa questão influencia diretamente no sucesso da estratégia. Wellington Souza da All In, abordou sobre a necessidade dos profissionais entenderem os hábitos e comportamentos das pessoas para adotarem em suas boas práticas o envio de E-mail Transacional e conseguir aperfeiçoar o relacionamento com seu público, explorando multicanais.

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2. Customer Happiness: nova tendência a ser adotada nas estratégias de marketing das empresas. 

Customer Happiness já é uma tendência adotada por empresas do mercado internacional e está sendo implementada na estratégia de marketing do Peixe Urbano, uma das maiores plataformas de ofertas do Brasil. Monise Tonoli trouxe para o Fórum de Marketing Digital Florianópolis 2017 sua experiência à frente desse desafio que consiste basicamente em gerar a melhor experiência para o usuário, em todas as etapas da compra, para que ele saia feliz e satisfeito. A profissional, que atua na área de customer experience do Peixe Urbano, explicou como a empresa tem adotado o conceito de Customer Happiness em sua estratégia de marketing e compartilhou também dicas essenciais para garantir uma boa experiência do consumidor em toda sua jornada de compra:

 

  • Consumidor em 1º lugar: ouvir, ouvir, ouvir;
  • Foco na jornada completa;
  • Eleve sua promessa, em casos extremos mostre o quanto você se importa com o consumidor;
  • Fazer o cliente se sentir importante;
  • Dê mais que descontos, ofereça experiências.

 

3. A nova aposta: Brandformance 

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Investir em estratégias que façam a sua empresa se destacar é inevitável se quiser garantir o futuro da sua marca no digital. Por isso, além de buscar estreitar a comunicação com seus clientes com foco na humanização do relacionamento, as marcas precisam proporcionar mais que uma boa experiência.

 

Para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam oferecer experiências diferenciadas ao seu público através de uma influência de massa. Estratégia que segundo Jerome Amoudruz, da Kwanko, tem como objetivo conquistar um público fiel e performar melhor no ambiente digital.

 

Porém, as marcas precisam tomar muito cuidado com que tipo de influenciador associar sua marca, afinal quantidade não é sinônimo de qualidade. A primeira pergunta que se deve fazer ao planejar uma ação com influenciador é: os seguidores do influenciador tem o perfil do meu público-alvo?

 

4. Marketing de Influência já é uma realidade

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Fazer mídia na era dos youtubers e influenciadores digitais também esteve no debate do Fórum de Marketing Digital Florianópolis 2017. Angélica RealeLomadee, Louie Ponto e Lucas TagliettiContentools, abordaram as melhores estratégias para que as marcas consigam gerar um engajamento maior no ambiente digital. Um dos destaques está na vinculação da marca aos conteúdos produzidos pelos youtubers e influenciadores digitais, canal em grande expansão no Brasil por trazer mais autenticidade ao conteúdo produzido. E que por muitas vezes acaba sendo mais rentável do que investir em propaganda no modelo tradicional.    

Cristiano Chaves da Arezzo&CO deu uma verdadeira aula de como fazer um atendimento digital de qualidade e se diferenciar nas redes sociais, gerando branding espontâneo para a marca. Ele mostrou cases reais de clientes que viraram fãs das marcas gerenciadas pelo grupo. Acredito cada vez mais que a melhor estratégia de marketing é aquela que faz com que seus clientes falem bem da sua marca para outros consumidores.

 

O Juliano Depiné contou como a Senior está evoluindo sua comunicação diante da Transformação Digital. #DigitalFirst

 

5. LinkedIn chega a marca de 29 milhões de usuários no Brasil 

Pouco antes de subir no palco do Fórum de Marketing Digital Florianópolis 2017, Patricia Leka – LinkedIn, recebeu a informação de que o LinkedIn alcançava a marca de 29 milhões de usuários somente no Brasil. Ela apresentou dados do processo de compra B2B e como otimizar a estratégia de marketing digital no setor utilizando a plataforma para ampliar os resultados.

 

6. Growth Hacking para otimização da sua estratégia de marketing de conteúdo 

André Siqueira, Co-founder da Resultados Digitais trouxe em sua apresentação algumas das principais ferramentas e estratégias utilizadas hoje pela RD para acelerar resultados e otimizar a produção de conteúdo, principal ativo da empresa para conquistar e fidelizar seus clientes.  

 

7. SEO prática comum a ser explorada em tempos de Mobile First 

Para quem queria saber mais sobre como fazer SEO em tempos de Mobile First, Felipe Bazon Gerente de SEO e Content Marketing na Agência SEO Marketing compartilhou um pouco da sua experiência e apresentou dicas para investir na experiência do usuário por meio de produção de conteúdo de qualidade e bem estruturado.

 

8. A era do mobile first já era! 

Se a sua empresa ainda não direcionou seus investimentos para esse meio, é melhor nem começar. Consolidar uma estratégia de marketing digital, levando em consideração as boas práticas de SEO, principalmente no mobile já não é mais essencial. Afinal, hoje no Brasil, o acesso à internet via dispositivos móveis vem caindo absurdamente.

Será? 

9. Brasil está na corrida para impulsionar a transformação Digital no setor público 

Representantes de algumas das mais importantes entidades do país se reuniram para falar sobre os desafios enfrentados pelos agentes digitais e gestores públicos nesta nova era. Rodrigo GadelhaRG OrganiC, destacou o trabalho de marketing político feito em parceria com João Dória, focado totalmente no eleitor conectado.   

 

10. Networking e negócios reúne profissionais e ideias para promover o marketing digital no Brasil 

O evento contou ainda com uma reunião da diretoria e associados da ABRADi Nacional, que teve como pauta a convocação para a Votação do Novo Modelo Federativo da Entidade, dia 17 de maio 2016, no CGI em SP. Eventos internacionais, Avaliação de ferramentas de gestão de projetos, licitações públicas, Comitê de Cidadania e Sociedade Digital e elaboração do Código de Conduta para Agentes Digitais na Contratação de Influenciadores Digitais.

  • Na oportunidade fui convidado para contar um pouco sobre a história da Mentes Digitais.

Assista o hangout da reunião

 

Espero que tenha curtido as 9 verdades e 1 mentira sobre o Fórum de Marketing Digital Florianópolis 2017. Descobriu qual a mentira no texto? Comenta aí!

 

 

[escrito por Gabriel Leite – Fundador Mentes Digitais]

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One Response so far.

  1. […] ao público, muito preocupada na experiência dos usuários em toda sua jornada de compra. Em sua passagem pelo Fórum de Marketing Digital, Monise Tonoli – Marketing e Customer Experience Manager na Peixe Urbano, falou sobre como […]

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